terça-feira, 6 de junho de 2023

Primeira edição do CBOLÃO presencial é sucesso na comunidade de LoL

 

                O CBOLÃO (brincadeira com a sigla do CBLOL – Campeonato Brasileiro de League of Legends) é um campeonato que começou como uma brincadeira e uma forma de arrecadar doações para causas beneficentes durante a pandemia, mas no último fim de semana, a brincadeira tomou outras proporções. Em sua primeira edição realizada de forma presencial, Gustavo “Baiano” Gomes e seus amigos – que compõem a “Ilha das Lendas” – trouxeram para o Memorial da América Latina um evento digno de campeonato mundial.

                Antes dos dias de evento presencial – que aconteceram nos dias 3 e 4 de junho – aconteceram as classificatórias abertas do CBOLAO, onde qualquer pessoa poderia inscrever seu time e tentar uma vaga no presencial. O time vencedor do Open Qualify foi o Espiga de Milho. Os outros times que disputaram a Upper Bracket e a Lower Bracket nos dois dias de evento presencial foram: Eternos Protagonistas, Os Primos, Empatia, Eternos Figurantes, HB20, Vampetaço e Full Clear Mentality.


                O evento já começou com, além de ingressos esgotados, mais de 140 mil espectadores simultâneos acompanhando a transmissão ao vivo, feita nas plataformas Twitch e YouTube. Além do entretenimento do campeonato (afinal, não é sempre que temos a possibilidade de ver um time de cinco coreanos do CBLOL jogando o mesmo campeonato que cinco “monochampions” das filas ranqueadas), o objetivo do CBOLÃO sempre foi a arrecadação de doações. E este ano, a instituição escolhida foi a Ampara Animal, que resgata animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos, além do resgate de animais silvestres da fauna brasileira. A meta inicial era de R$100 mil reais, que foi batida ainda no dia 3, levando a equipe a dobrar a meta para o segundo dia de evento.

                A estrutura do campeonato surpreendeu. No local do evento era possível comprar produtos de times do CBLOL – Red Canids, Pain Gaming, Fúria, INTZ e Liberty estavam com stands de venda no evento -, também havia uma praça de alimentação com food trucks variados (apesar dos valores um pouco salgados) e espaço para Meet and Greet com nomes famosos do cenário. A Ampara Animal também tinha um stand de venda de produtos, com todo o valor pago revertido para a ONG. Dentro do auditório – muito confortável, por sinal – a estrutura contava com iluminação interativa, telões por todo o palco e, claro, os batecos luminosos entregues para todos os fãs que compareceram. Ao final dos jogos do primeiro dia, um show com o DJ Liu fechou com chave de ouro a primeira parte desse espetáculo.


                No final do dia 4 de junho, o CBOLÃO se consagrava – sem surpresa nenhuma – como um dos maiores eventos da comunidade de LoL do mundo. Somando os dois dias, mais de um milhão de espectadores acompanharam o evento de forma online, enquanto o público presencial foi de cinco mil pessoas – e os ingressos esgotaram em menos de uma hora. Além da audiência absurda, o evento conseguiu arrecadar R$200 mil em doações para a Ampara Animal. Após os dois dias intensos de partidas, a final do CBOLÃO foi entre os times Os Primos (Guigo, Aegis, Grevthar, Brance e Jojo) e HB20 (Wizer, Croc, Lava, Bvoy, Route e Nia). A final, no formato MD3, consagrou Os Primos como os vencedores da primeira edição presencial do CBOLAO – indo contra todo o favoritismo do HB20 -, com direito a partidas com viradas históricas. Os brasileiros levaram R$50 mil para casa, além do troféu da cebola de ouro. A vitória foi comemorada com um show especial do duo de Djs Almanac.

                Segundo Baiano, o principal idealizador do evento, o primeiro CBOLÃO presencial foi uma experiência gratificante: “queria agradecer demais aqui a presença de todos. Isso aqui foi histórico, como já falei, vocês foram históricos [...] Vocês são sensacionais, nada aqui disso seria possível sem vocês, quando começamos esse campeonato com 12 reais de budget falaram que era impossível". Letícia Monteiro, da Omelete Company, também falou sobre a organização de um evento de tal porte: "agora presencial, o CBOLÃO surge como um marco na indústria dos esports no Brasil. Nascido da comunidade, esse evento grandioso reuniu milhões de fãs apaixonados, conectando marcas com um público jovem e engajado. O torneio também abriu portas para oportunidades sem precedentes em diversos setores. Estamos empolgados com o impacto duradouro que ele terá na comunidade, vamos continuar impulsionando o crescimento e a evolução dessa comunidade em constante ascensão".

                Nós, do Complô Nerd, só temos elogios a rasgar para toda a equipe do Ilha das Lendas e Omelete Company pela organização impecável do evento, que trouxe para a comunidade brasileira de League of Legends um espaço aconchegante para celebração desse jogo tão incrível. Aguardamos ansiosos pelo segundo split do CBOLÃO – quem sabe dessa vez com um time de monochampions na final.



Bianca Peres.


0 comentários:

Postar um comentário