O CBOLÃO (brincadeira com a sigla
do CBLOL – Campeonato Brasileiro de League of Legends) é um campeonato que começou
como uma brincadeira e uma forma de arrecadar doações para causas beneficentes
durante a pandemia, mas no último fim de semana, a brincadeira tomou outras
proporções. Em sua primeira edição realizada de forma presencial, Gustavo “Baiano”
Gomes e seus amigos – que compõem a “Ilha das Lendas” – trouxeram para o Memorial
da América Latina um evento digno de campeonato mundial.
Antes dos dias de evento presencial
– que aconteceram nos dias 3 e 4 de junho – aconteceram as classificatórias abertas
do CBOLAO, onde qualquer pessoa poderia inscrever seu time e tentar uma vaga no
presencial. O time vencedor do Open Qualify foi o Espiga de Milho. Os outros
times que disputaram a Upper Bracket e a Lower Bracket nos dois dias de evento
presencial foram: Eternos Protagonistas, Os Primos, Empatia, Eternos
Figurantes, HB20, Vampetaço e Full Clear Mentality.
O evento já começou com, além de
ingressos esgotados, mais de 140 mil espectadores simultâneos acompanhando a
transmissão ao vivo, feita nas plataformas Twitch e YouTube. Além do
entretenimento do campeonato (afinal, não é sempre que temos a possibilidade de
ver um time de cinco coreanos do CBLOL jogando o mesmo campeonato que cinco “monochampions”
das filas ranqueadas), o objetivo do CBOLÃO sempre foi a arrecadação de
doações. E este ano, a instituição escolhida foi a Ampara Animal, que resgata
animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos, além do resgate de
animais silvestres da fauna brasileira. A meta inicial era de R$100 mil reais,
que foi batida ainda no dia 3, levando a equipe a dobrar a meta para o segundo
dia de evento.
A estrutura do campeonato surpreendeu.
No local do evento era possível comprar produtos de times do CBLOL – Red Canids,
Pain Gaming, Fúria, INTZ e Liberty estavam com stands de venda no evento -, também
havia uma praça de alimentação com food trucks variados (apesar dos valores um
pouco salgados) e espaço para Meet and Greet com nomes famosos do cenário. A
Ampara Animal também tinha um stand de venda de produtos, com todo o valor pago
revertido para a ONG. Dentro do auditório – muito confortável, por sinal – a estrutura
contava com iluminação interativa, telões por todo o palco e, claro, os batecos
luminosos entregues para todos os fãs que compareceram. Ao final dos jogos do primeiro
dia, um show com o DJ Liu fechou com chave de ouro a primeira parte desse
espetáculo.
No final do dia 4 de junho, o
CBOLÃO se consagrava – sem surpresa nenhuma – como um dos maiores eventos da
comunidade de LoL do mundo. Somando os dois dias, mais de um milhão de
espectadores acompanharam o evento de forma online, enquanto o público
presencial foi de cinco mil pessoas – e os ingressos esgotaram em menos de uma
hora. Além da audiência absurda, o evento conseguiu arrecadar R$200 mil em
doações para a Ampara Animal. Após os dois dias intensos de partidas, a final
do CBOLÃO foi entre os times Os Primos (Guigo, Aegis, Grevthar, Brance e Jojo)
e HB20 (Wizer, Croc, Lava, Bvoy, Route e Nia). A final, no formato MD3,
consagrou Os Primos como os vencedores da primeira edição presencial do CBOLAO –
indo contra todo o favoritismo do HB20 -, com direito a partidas com viradas
históricas. Os brasileiros levaram R$50 mil para casa, além do troféu da cebola
de ouro. A vitória foi comemorada com um show especial do duo de Djs Almanac.
Segundo
Baiano, o principal idealizador do evento, o primeiro CBOLÃO presencial foi uma
experiência gratificante: “queria agradecer demais aqui a presença de todos.
Isso aqui foi histórico, como já falei, vocês foram históricos [...] Vocês são
sensacionais, nada aqui disso seria possível sem vocês, quando começamos esse
campeonato com 12 reais de budget falaram que era impossível". Letícia
Monteiro, da Omelete Company, também falou sobre a organização de um evento de
tal porte: "agora presencial, o CBOLÃO surge como um marco na indústria
dos esports no Brasil. Nascido da comunidade, esse evento grandioso reuniu
milhões de fãs apaixonados, conectando marcas com um público jovem e engajado.
O torneio também abriu portas para oportunidades sem precedentes em diversos
setores. Estamos empolgados com o impacto duradouro que ele terá na comunidade,
vamos continuar impulsionando o crescimento e a evolução dessa comunidade em
constante ascensão".
Nós, do Complô Nerd, só temos elogios a rasgar para toda a equipe do Ilha das Lendas e Omelete Company pela organização impecável do evento, que trouxe para a comunidade brasileira de League of Legends um espaço aconchegante para celebração desse jogo tão incrível. Aguardamos ansiosos pelo segundo split do CBOLÃO – quem sabe dessa vez com um time de monochampions na final.
0 comentários:
Postar um comentário