Vingadores: Guerra Infinita está chegando no próximo semestre e pouca gente sabe qual a Origem de Thanos ou seus objetivos. E pensando nisso, nós do Complô Nerd preparamos essa matéria com o resumo completo da Saga de Thanos e a famosa Trilogia do Infinito que existe nos HQs!
Surgimento de Thanos e primeiras batalhas
Criado por Jim Starlin, a primeira aparição de Thanos aconteceu na revista Iron Man # 55. As primeiras “sagas” do personagem (contra o Capitão Marvel e Adam Warlock) foram publicadas originalmente entre 1973 e 1977, nos Estados Unidos, e parte delas saiu no Brasil na revista Heróis da TV, da Editora Abril, sendo coletadas posteriormente, com outras que não haviam sido publicadas antes, na minissérie em cinco edições A Saga de Thanos.
Thanos é filho de Mentor, líder dos Eternos, antiga raça que habitava uma das luas de Saturno, a Titã. Ele é um Deviant, variação dos grupos dos Eternos -- que, por sua vez, foram criados pelos Celestiais. Como mutante, Thanos herdou os poderes divinos de sua raça de origem, mas não a aparência e moralidade perfeita, o que justifica seu visual peculiar.
Por ser diferente da maioria, Thanos passou grande parte de sua vida sozinho e acabou com uma personalidade instável. Após encontrar um templo secreto em Titã, o alienígena passou a nutrir um imenso interesse na entidade Morte. Determinado a provar seu amor por ela, Thanos resolve exterminar metade dos seres vivos do universo. E assim começa sua busca pelas Joias do Infinito.
Mentor pede auxílio ao seu pai, a entidade conhecida como Kronos, que cria o ser chamado de Drax, o Destruidor, com o propósito de matar o vilão. Drax surge com a união do espírito de um homem morto juntamente com sua esposa por Thanos, colocado num corpo poderoso criado por Kronos.
Drax é derrotado por Thanos, que consegue tornar-se governante de Titã e segue com seu exército espalhando uma trilha de sangue pelo cosmo.
Na sua primeira visita a Terra, o Thanos é derrotado pelo Capitão Marvel, mas não morre. Seu corpo fica vagando pela galáxia, até ser encontrado pela sua nave, cujos computadores estavam programados para o caso de ele precisar ser resgatado.
Enquanto a primeira batalha de Thanos era travada, um outro ser seguiria sua vida. Criação de Stan Lee e Jack Kirby, Warlock tem sua origem nas HQs do Quarteto Fantástico, surgindo de dentro de um casulo, como um ser embrionário, criado por cientistas de uma organização chamada Colmeia, na Cidadela da Ciência, que tinham a intenção de fazer o ser humano perfeito, predecessor de uma nova raça.
A princípio chamado de “Ele”, o ser não aceita se submeter aos seus criadores e vai embora. Em outra história, ele volta em busca de uma companheira e escolhe a deusa Sif, que o coloca em confronto com Thor. Derrotado, “Ele” volta a criar um casulo e flutuar pelo espaço, até que é encontrado pelo Alto Evolucionário.
O Alto Evolucionário o encontra no espaço e narra sua nova empreitada: criar um planeta com uma nova espécie de ser humano, sem instinto assassino e desprovido de violência. Em menos de um dia, ele acelera a evolução de um planeta, ao qual batizaram de Contra-Terra, que fica do outro lado do Sol.
O Alto Evoulucionário infelizmente não percebe a volta do Homem-Fera, um ser que se tornara totalmente perverso, que altera o plano inicial e corrompe seu novo planeta. “Ele” irrompe do casulo e ajuda o Alto Evolucionário, mas o vilão e seus auxiliares fogem.
Decepcionado, o Alto Evolucionário decide destruir o planeta que acabara de criar, mas “Ele” se propõe a defender a nova raça humana. Comovido, o Alto Evolucionário o batiza com o nome de Warlock e o presenteia com a Joia Espiritual, para ajudar na luta contra o Homem-Fera. Chamado de Adam pelas pessoas que o encontram, seu nome passa a ser Adam Warlock.
O Hulk, por acidente, acabaria indo parar na Contra-Terra e auxiliaria Warlock no confronto final com o vilão, quando o Homem-Fera seria reduzido à simples forma de lobo.
Posteriormente, Warlock parte para o espaço e descobre que uma ordem chamada Irmandade Universal está impondo seu poder por toda a Galáxia e aqueles que são contra são exterminados. O líder, Magus, afirma ser um deus e alter-ego de Adam (seu EU no futuro).
Warlock enfrenta os aliados de Magus e vai perdendo aos poucos o controle de sua Joia Espiritual. Na luta contra o vilão, ele ganha dois aliados, o troll Pip e a misteriosa Gamora, a “mulher mais perigosa da Galáxia”.
Gamora falha em sua intenção de matar Magus e seu mestre é obrigado a intervir – Thanos surge novamente. Com a colaboração de Thanos, a linha temporal na qual Magus surge é apagada e ele desaparece da existência.
Em seguida, Thanos começou a tramar seu novo plano: partiu em busca das seis Jóias do Infinito, a fim de provocar um genocídio estelar e assim, reconquistar o seu amor, a Senhora Morte, que o rejeitara após sua primeira derrota. Gamora, ao descobrir os planos de seu mestre, investiu contra ele e acabou morta. Warlock a encontrou e recolheu seu espírito para sua Jóia Espiritual e em seguida foi ao encontro de Pip, que também já estava morto pelas mãos do tirano. Adam fez o mesmo com a alma do Troll e partiu para a Terra para alertar os heróis.
Assim, novamente os Vingadores, a Serpente da Lua e o Capitão Marvel se uniram, junto a Warlock, para deter Thanos. O Titã já estava com cinco jóias, exceto a de Warlock, e conseguiu construir uma gema gigante, com o poder de dizimar as estrelas.
No conflito com Thanos, Adam Warlock acaba morto e os demais aprisionados. A alma de Warlock é recolhida pela Jóia Espiritual. O Homem-Aranha e o Coisa vão atrás de seus companheiros, conseguem libertá-los mas não são páreos para o confronto que se segue.
Enquanto isso, Mestre Caos e Lorde Ordem, duas entidades cósmicas que monitoravam a batalha, induzem o Homem-Aranha a libertar Warlock da jóia espiritual, para que ele executasse uma última missão. Warlock de volta a vida temporariamente e confrota Thanos, o transformando numa estátua de pedra e partindo em seguida. Adam Warlock volta para o reino das almas, seu corpo é enterrado e os heróis se vêem livres de Thanos por um bom tempo.
Muitos anos mais tarde, com roteiros de Starlin e arte de Ron Lim, em Silver Surfer # 34 (1987), publicado no Brasil na revista Superaventuras Marvel # 131, o Surfista Prateado descansa e tem um sonho. Nele, a morte liberta uma alma para corrigir um desiquilíbrio no universo, mas alerta essa alma que seu adversário será o ser conhecido como Surfista Prateado – o Surfista acorda e descobre que não era somente um sonho. Na última página da aventura, Thanos está de volta.
Thanos retornara. Como ele amava a Senhora Morte, ela decidiu ressuscitá-lo, com a condição de que ele exterminasse metade da população do Universo. Desta vez, o Titã estava decidido a não falhar. Por isso, convenceu o seu amor a permitir que ele fosse novamente em busca das seis jóias espirituais, agora rebatizadas de Jóias do Infinito. Agora ele sabe qual a verdadeira natureza das gemas, e cumprir com a missão de restabelecer o equilíbrio entre vida e morte, matando metade das criaturas sapientes do Cosmo.
Ele enfrenta e derrota, respectivamente, os poderosos seres conhecidos como o Intermediário, o Campeão, o Jardineiro, o Corredor, o Colecionador e o Grão-Mestre. O primeiro é um ser criado pela Ordem e pelo Caos para ser seu arauto e manter o equilíbrio do Universo. Os demais são todos Anciões do Universo, parte de uma raça espacial muito antiga e quase extinta.
Assim, Thanos consegue obter as gemas que tanto queria:
- Joia Temporal – o poder de alcançar e modificar passado ou futuro;
- Joia Espacial – o poder de estar em qualquer lugar ou em parte alguma, ao mesmo tempo;
- Joia Mental – alcançar e alterar os sonhos e aspirações de todos os seres do universo;
- Joia do Poder – a ferramenta para reesculpir a existência. Ela fornece energia às outras joias;
- Joia Espiritual – um item que permite manipular e controlar as almas dos vivos e dos mortos;
- Joia da Realidade – permite o inconcebível, basta sonhar que o sonho acontece.
Forjando então a Manopla do Infinito, ele uniu as seis jóias, se tornando novamente um deus, onipotente, onipresente e onisciente.
Finalmente, em Silver Surfer # 44 (publicada no Brasil em Superaventuras Marvel # 148), Thanos aparece pela primeira vez utilizando a Manopla do Infinito. Nessa HQ, Thanos conta que as Joias do Infinito faziam parte de um ser onipotente que vivera havia milênios, mas julgando sua existência sem sentido e intolerável, cometera suicídio. Das cinzas desse ser surgiu o Universo e as joias são a alma reencarnada dessa criatura. Então, ele derrota facilmente o Surfista e Drax (que fora ressuscitado), absorvendo suas almas. Até Mefisto, que tenta uma artimanha para ficar com a manopla, é facilmente superado por Thanos.
No reino da Joia Espiritual, Adam Warlock encontra Drax e o Surfista Prateado e teve de voltar à vida. Rapidamente, os heróis da Terra reuniram-se para engendrar um plano que pudesse deter o vilão insano. Mas nem todas as alianças do Universo poderiam impedir Thanos de realizar o desejo de sua amada: num estalar de dedos, o Titã consegue realmente exterminar metade da população do Universo.
Assim inicia-se o Desafio Infinito, uma corrida desesperada para deter o deus louco. Liderados por Warlock, os heróis deram tudo de si, sem muito poder fazer. Sem saída só restou a participação das entidades cósmicas Mestre Caos e Lorde Ordem, Eternidade e Infinito, Galactus e o Vigia, as encarnações do Amor e do Ódio! Mas em vão um, a um, foram derrotados pelo titã.
Thanos, então cometeu um erro estúpido ao deixar seu corpo e fundir sua essência à do Universo, achando que assim ficaria ainda mais forte. Enlouquecido, o vilão percebeu que a fonte de seu poder ainda estava em seu corpo. Nebulosa, sua neta que estava aprisionada, agarrou a Manopla do Infinito. Neste instante, o titã voltou instantaneamente ao seu corpo, iniciando outro conflito.
Nebulosa aprisionou seu avô e desejou que tudo voltasse a ser como 24 horas atrás. As pessoas que Thanos havia dizimado foram revividas. No entanto, Nebulosa cometeu um grave erro: como tudo voltou a ser como era 24 horas atrás, ela voltou a estar aprisionada e perdeu a manopla. Com isso, o conflito mais uma vez se reiniciou e do conflito que se seguiu, Warlock se apoderou da Manopla do Infinito e jurou usá-la com sabedoria.
Assim, Thanos, após três derrotas, aposentou-se.
Guerra infinita
Warlock, em sua onipotência, expeliu de seu ser todo o bem e todo o mal, para que nenhuma destas facetas nublasse suas decisões. Assim sendo, a parte má de Adam deu novamente origem a Magus, que agora retornaria ainda mais maquiavélico que outrora.
Privado pelo Tribunal Vivo de ser o único detentor das jóias do infinito, Warlock distribuiu-as aos seus amigos:
- Drax ficou com a jóia do poder;
- Gamora, com a do tempo;
- Pip, com a do espaço;
- a Serpente da Lua, com a da mente
- e ele, com a sua jóia da alma.
- A jóia da realidade ficou com um guardião secreto.
Agora, no entanto, as jóias não mais poderiam agir em uníssono.
Desta vez, o vilão criou uma contraparte para cada herói, iniciando a Guerra Infinita: uma epopéia que fez Thanos ressurgir e se aliar a Warlock e sua Guarda do Infinito.
Novamente unidos, a Guarda do Infinito, os heróis e Thanos partiram contra Magus. Acreditando que o único meio de deter o vilão seria usar o poder da Manopla do Infinito, Galactus partiu com Gamora para pedir ao Tribunal Vivo que reconsiderasse sua decisão, que permitem que as jóias funcionem em uníssono.
Magus, em sua percepção alterada da realidade, acabou derrotado por Warlock e aprisionado na jóia da alma.
Cruzada Infinita
Depois da última saga em que confrontou a parte má de Warlock, o que aconteceria quando os heróis se deparassem com a parte boa? Assim, logo surgiu a Deusa, com planos de pacificação universal. Foi iniciada a saga Cruzada Infinita. Reunindo todos os cubos cósmicos do Universo, a contraparte benéfica de Warlock conseguiu criar o Ovo Cósmico, com o qual reuniu diversos heróis que a seguiram. Diversos, mas não todos. Desta forma, formaram-se duas facções de heróis que não tardariam a se confrontar.
Depois dos confrontos entre os heróis, a Deusa teria a ilusão de ter tido sucesso em seu plano, mas Thanos a confrontaria diretamente, enviando-a ao plano astral, onde ela se defrontaria com Warlock, também em sua forma astral. Na batalha que se seguiu, Warlock conseguiu aprisionar também a Deusa na jóia da alma, encerrando-se o conflito.
E este é nosso resumo (não tão resumo assim) sobre a Trilogia do Infinito e boa parte da história de Thanos nos HQs! Sabemos que essa saga será completamente diferente nos cinemas, tendo em vista a origem das Jóias e motivação dos personagens já existentes, mas queremos que comentem conosco o que gostariam de ver e o que mais curtiram nessa saga que querem nos filmes!!
Caso tenha ficado ainda alguma dúvida, deixe seu comentário. Se tivermos perguntas suficientes faremos um vídeo respondendo a esses comentários lá em nosso canal!
Você gostou deste filme? Eu acho que o melhor ator dos Vingadores é Peter Dinklage. Que talentoso é Peter Dinklage, eu o vi no trailer de Meu Jantar com Hervé, estava espetacular, recomendo que o vejam, já vai passar na TV. . É uma historia boa que nos mantêm presos no sofá porque é um dos filmes bons de drama da HBO. Eu já quero ver. Parece que será um dos melhores filmes de drama, tem uma boa história, atuações maravilhosas no trailer e um bom roteiro.
ResponderExcluir