Por Daniel Lima
Lançados há pouco mais de um ano, os livros oficiais da Disney escritos por Serena Valentino contando as histórias dos vilões da Disney caíram no gosto popular. E não é pra menos, pois o enredo dos livros preenchem diversas lacunas que as animações deixaram escapar e enriquecem a história original. E sim, como disse acima, são histórias oficiais.
Inicialmente, Serena Valentino, a autora por de trás dessas grandes obras, nos presentou com uma trilogia que não apenas se conecta, como conecta boa parte dos contos de fadas que já conhecemos. A Mais Bela de Todas (história da Rainha Má), A Fera em mim (história do Príncipe Fera) e Úrsula – A História da Bruxa da Pequena Sereia (história de Úrsula) são três grandes histórias que acontecem em tempos parecidos e se conectam de uma forma única e nos fazem vibrar ao ler.
Mais quatro novos livros já foram confirmados, sendo dois ainda com vilões não revelados (previstos para 2018), a história de Malévola e a história das três bruxas esquisitas, que são as personagens centrais que interligam todas as histórias. E é bom lembrar que Serena Valentino tem o aval da Disney para criar histórias oficiais, uma vez que seus livros antes de lançados passam por aprovação dentro da Disney.
O primeiro dos livros lançado foi A Mais Bela de Todas, que nos conta a história da Rainha Má da Branca de Neve. No livro conhecemos a Rainha (que infelizmente não tem um nome) enquanto a mesma ainda não era rainha e ainda existia bondade em seu coração. Ela é filha do famoso Artesão de Espelhos do reino, nunca teve a aprovação de seu pai. Conhece o Rei no poço perto de sua casa quando pegava água e desde então ele se encantou com sua beleza. Após a morte de seu pai, o Rei manda busca-la para viver em seu reino e enfim eles se casam. Uma coisa que mostra e muito, acho que justamente para não restar dúvidas, é que a Rainha ama a pequena Branca de Neve como se fosse sua própria filha e chama-a carinhosamente de “meu passarinho” e é um amor retribuído desde o inicio pois a pequena a chama de mamãe.
O desenrolar todo acontece quando o rei morre em batalha de guerra e por estar desolada, a Rainha recorre a presentes deixados por três velhas esquisitas primas de seu marido. Um espelho que continha a alma de seu pai (que era obrigado a reconhecer a beleza da filha, coisa que ele nunca fez em vida) e livros de feitiçaria. Com o tempo a Rainha fica obcecada pela magia negra e pelo espelho e chegamos na história da animação que conhecemos.
O segundo dos livros foi A Fera em mim, que nos apresenta a história do Príncipe Fera de a Bela e a Fera. Descobrimos mais sobre como era sua vida antes de se tornar a Fera que conhecemos e o real motivo de sua transformação. O livro nos apresenta Circe, uma das bruxas mais poderosas mostradas no universo Disney, que é irmã das três bruxas esquisitas apresentadas no livro anterior. A história já se passa anos após a de Branca de Neve, mas histórias como a da Cinderela são mencionadas, o que nos leva acreditar que aconteceram na mesma época.
O Príncipe, que também não possui nome revelado, cresceu sozinho no palácio cercado de funcionários e pelo seu melhor amigo, o Gaston. Eles eram absolutamente iguais em tudo, gênio, gosto para garotas, etc. Por ser um príncipe, a cobrança para um casamento veio cedo, e após um grande baile em seu castelo, ele conhece Circe, uma mulher extremamente bonita. Porém, algum tempo após seu noivado, ele descobre que sua musa não era uma princesa, o que faz que ele a humilhe e desfaça o casamento. Como ela na realidade é uma poderosa feiticeira, ela vai atrás do rapaz e o amaldiçoa (como conhecemos na história oficial).
A transformação dele para Fera aconteceu aos poucos, por cerca de um ano e ao perceber no que estava se transformando, ele procurou se casar imediatamente. Então ele conhece a princesa Tulipa. Ele gostava da companhia dela por ela ser quieta e não falar diretamente com ele, porém ela o amava imensamente. Em uma tentativa desesperada de quebrar a maldição, o príncipe a beija antes do casamento, e pelo fato de ele não a amar verdadeiramente a maldição não foi quebrada. A Fera então expulsa outra noiva e sua transformação ocorre por completo, resultando na história que conhecemos.
O último até então apresentado foi Úrsula – A História da Bruxa da Pequena Sereia, que nos conta um pouco do passado de Úrsula e suas motivações para eliminar Tritão como vemos na animação. O livro já começa nos dando uma enorme revelação: Úrsula é uma deusa, irmã de Tritão. Ele, por não gostar da aparência de sua irmã, a abandonou enquanto ainda criança para viver com os humanos onde foi criada por um senhor que lhe deu todo o amor que ela necessitava, e ela retribuía o amor em troca, mas sempre soube que seu lugar não era ali, uma vez que o mar sempre a chamava e ela não sabia o motivo. Após um incidente que revela sua real aparência e ela descobre seus reais poderes, os aldeões da vila matam seu pai e ela foge ao mar prometendo vingança, e a consegue.
Ao ver toda essa destruição causada, Tritão se arrepende e busca sua irmã, revelando quem ela é e seu verdadeiro lugar no mundo, porém por ainda não gostar da aparência dela, ele o força a viver sobre a aparência de uma sereia. Úrsula não aguenta isso por muito tempo e após uma briga, é novamente banida, para as águas escuras onde estabelece seu reino. O livro nos apresenta também o desfecho da história de Tulipa, a princesa rejeitada pelo Príncipe Fera e que por esse motivo quase se matou de desgosto. As três bruxas esquisitas procuram Úrsula para pedir ajuda para encontrar sua irmã Circe, agora desaparecida, e é ai que a história entra no ponto conhecido, pois é apresentado todo o enredo do primeiro filme da Pequena Sereia.
Os três livros são histórias extremamente curtas que agregam em muito aos enredos originais das animações. Com certeza estamos na ansiedade pelo lançamento dos próximos livros para ter uma experiência completa de outros vilões também.
Se não conhece a história, compre os livros que garantimos que não irão se arrepender.
sábado, 17 de fevereiro de 2018
Home »
disney
,
Livros
,
Resenha
,
Serena Valentino
,
Vilões
» Os Vilões da Disney - Resenha dos livros de Serena Valentino
0 comentários:
Postar um comentário