Por Daniel Lima / Douglas Lima
Estreou nesta última quinta feira, dia 15, o mais novo filme do universo Marvel. Sem dúvidas, Pantera Negra é um dos filmes mais esperados do ano (atrevo me a dizer que até mais que Vingadores) e ele não desaponta essa espera. Pantera Negra é o filme de ação que os fãs dos HQs querem e gostam de ver, mostrando problemas surgindo, cenas totalmente emocionantes, a famosa queda do herói e seu retorno triunfal. Porém o longa no meio disso tudo, ainda nos traz uma mensagem poderosa sobre liderança, política e críticas sociais fortíssimas e muito bem encaixadas.
O longa nos apresenta Wakanda, a nação tecnologicamente mais avançada do mundo, com armamentos de ponta, tecnologias que fazem feridas mortais se regenerarem em poucas horas entre inúmeras outras coisas. Apesar de toda a tecnologia, a cultura africana não foi esquecida, uma vez que as raízes tribais, armamentos como lanças, pinturas, rituais de sucessão, tudo foi mantido.
Michael B. Jordan nos traz um excelente vilão para a história, onde suas motivações são reais e totalmente compreensíveis. A causa dele é séria, assim como suas críticas ao colonialismo e a determinação para alcançar seus objetivos. Danai Gurira deu um show de atuação e nos trouxe algumas das melhores cenas do filme. Com certeza Okoye veio para ficar no universo.
É muito bom ver um filme blockbuster tratar de conceitos tão fortes, em um tempo em que o racismo mascarado e a diferença entre minorias é tão gritante. Ele esfrega esses problemas na sua cara de uma forma sutil e isso é maravilhoso. Muito provavelmente essa formula não deve ser seguida em todos os filmes de herói. A maioria deles vai continuar sendo um entretenimento casual, sem nenhuma grande mensagem, mas isso traz precedentes para que novas produções com esse cunho social sejam lançados.
Sem mais delongas, Pantera Negra é um excelente filme, que agrega e muito ao Universo Marvel e vale muitíssimo a pena ser assistido mais de uma vez.
Wakanda e nossos mais novos amandos personagens de Pantera Negra serão apresentados novamente em Vingadores: Guerra Infinita, onde de acordo com os trailers, o local deve ser um dos pontos de batalha do filme. Até lá, fiquem com essa obra prima que vale a pena.
Pantera Negra encontra-se em exibição em todos os cinemas nacionais.
Nota do Crítico - 9/10
sábado, 17 de fevereiro de 2018
Home »
Black Phanter
,
cinema
,
disney
,
heróis
,
lançamento
,
marvel
,
Marvel Comics
,
MCU
,
Negros
,
Pantera Negra
,
Universo Marvel
» Pantera Negra - Crítica (SEM SPOILERS)
Pantera Negra - Crítica (SEM SPOILERS)
Categories: Black Phanter, cinema, disney, heróis, lançamento, marvel, Marvel Comics, MCU, Negros, Pantera Negra, Universo Marvel
Eu considero um dos melhores filmes da Marvel. É importante dizer que toda essa produção expõe fortemente uma cosmovisão, ou seja, uma forma de enxergar o mundo nas diversas áreas da vida; e que todo o roteiro foi projetado para convencer o público da mesma. Vale a pena assistir? Sim! O gráfico do filme é de cair o queixo, as cenas de ação são muito eletrizantes, os rituais simbolizando as tradições tribais africanas nos transportam para uma realidade totalmente diferente da nossa. As atuações dos atores estão sensacionais, eles incorporaram os papéis de forma magistral, mas entre tantas estrelas, há um nome que roubou corações: Michael B. Jordan (Michael do óptimo " Filme Fahrenheit 451”), na pele de Killmonger, um vilão impossível de odiar, realmente muito cruel sem traços caricatos e exagerados. A forma como a tecnologia foi perfeitamente agregada à cultura africana foi simplesmente incrível. Os efeitos visuais e a agregação do moderno com o antigo foi, sem dúvida, fantástico. Um dos melhores e mais criativos filmes que já li no cinema.
ResponderExcluir