sábado, 17 de março de 2018

Com Amor, Simon - Crítica (SEM SPOILERS)

Por Daniel Lima

Uma excelente comédia romântica está chegando aos cinemas nacionais. Ela diverte por ser simples, engraçada e por quebrar tabus impostos à sociedade. Isso por que é uma comédia romântica gay. Com Amor, Simon é a adaptação do livro Simon VS. Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli feita pelos estúdios da 20th Century Fox.

Na trama, Simon tem uma vida normal, exceto por um detalhe: ele é gay e não assumido para a família e amigos. Buscando encontrar alguém que possa conversar, acaba se apaixonando por um internauta chamado Blue, que recentemente se assumiu gay em anonimato para escola. E é nessa jornada de descobertas que Simon busca conhecer o menino que se apaixonou, tendo que lidar com o medo de ser exposto para todos antes que esteja preparado para se assumir.

O interessante é que se trata de um filme adolescente, feito para atingir os jovens e pensado como uma comédia para toda a família. Estamos acostumados a ver orientação sexual sendo tratada em filmes para um público mais adulto e quase sempre de forma pesada ou escrachada, o que não deixa de ser também um reflexo da sociedade, que ainda trata como tabu a temática LGBTQ nos cinemas. Mas aqui, ela é aberta, leve e retratada com muita realidade desde o começo do filme até seu último segundo.

Simon é um apresentado como um jovem comum que enfrenta os mesmos dramas, angustias e alegrias que qualquer adolescente da sua idade possui, porém ele carrega a pressão a mais: ser gay em segredo. Apesar da profundidade dada ao protagonista, o trabalho sensacional do roteiro é mostrar isso de uma forma leve, ele em nenhum momento se mostra com vergonha de si ou medo que sua família o rejeite. Ele está se descobrindo e quer ter seu próprio tempo para decidir como e quando revelar ao mundo sua orientação sexual.

A comédia é divertida na medida adequada, equilibra muito bem o drama com o humor e utiliza artifícios do suspense para prender a atenção na identidade do misterioso personagem que troca e-mails com Simon. Certamente marca um importante primeiro passo ao cinema de gênero. Com Amor, Simon não é um filme de Oscar, mas é um filme que vai trazer mais a atenção dos jovens para um tema que ainda é tão delicado (o que não deveria ser) do que filmes como Moonlight e Me Chame Pelo Seu Nome, que, em comparação são extremamente mais pesados.

O elenco do filme também é um ponto forte. Nick Robinson entrega um incrível Simon, um protagonista que faz com que você se importe e torça por ele. Jennifer Garner e Josh Duhamel são excelentes pais, que cumprem com maestria seu papel. Katherine Langford também tem seu papel de destaque no longa, e rouba a cena sempre que aparece.

Com Amor, Simon definitivamente é um filme incrível. Possui suas falhas como qualquer filme de comédia romântica adolescente, mas ele diverte e prende sua atenção até o fim. É um filme que vale com toda a certeza assistir.

Com Amor, Simon tem sua pré-estréia em cinemas selecionados no dia 22 de março, porém sua estréia oficial será apenas no dia 05 de abril. Fique abaixo com o trailer do filme e não deixe de conferi-lo nos cinemas.

Nota do Crítico: 08/10

0 comentários:

Postar um comentário