sábado, 17 de fevereiro de 2018

A Grande Jogada - Crítica (SEM SPOILERS)

Por Daniel Lima

Na próxima semana, o drama criminal baseado em fatos reais A Grande Jogada (ou Molly's Game no original) chega ao Brasil. O longa que segue a história do livro de mesmo nome e foi indicado a 2 Globos de Ouro, nos apresenta de uma forma não exatamente cronológica, mas que faz extremamente sentido, da vida e conquistas de Molly Blomm (Jessica Chastain), uma esquiadora olímpica que gerenciou o mais exclusivo e milionário clube de pôquer do mundo. O principal foco do filme no entanto, é a dinâmica entre Molly e seu advogado, Charlie Jaffey (Idris Elba) durante o período do julgamento do caso de Molly.

A produção retrata a ascensão e queda de Bloom dentro do mundo do pôquer, desde seu início humilde nos fundos de um bar em Los Angeles, até chegar à um arranha-céu em Manhattan onde além da jogatina, rolava também o uso de bebidas e drogas, e a presença de diversas celebridades. Leonardo DiCaprio, Ben Affleck e Matt Damon eram apenas alguns dos nomes que costumavam comparecer às mesas do pôquer organizado por Molly (embora esses nomes tenham sido deixados sem foco no filme).

O filme é bem construído e apesar de alguns problemas de roteiro, especialmente na maneira em que retrata o desenrolar do império de Molly, isso se torna um ponto a ser ignorado e passa despercebido. Kevin Costner entrega uma sólida performance no papel do arrogante pai da protagonista.

O filme aborda com extrema confiança e ambição uma história complexa, com inúmeras locações diferentes, uma narrativa não-linear e bastante narração. E curiosamente, o filme é também bastante divertido, com um humor sutil pincelado com parcimônia e sabedoria ao longo da narrativa.

A Grande Jogada oferece uma atraente crônica de uma história complexa, protagonizada por uma atriz que dispensa apresentações, que entrega aqui mais um trabalho fenomenal. Trata-se também de uma promissora estreia na direção de Sorkin, que nos deixa ansioso por esperar qual será seu próximo trabalho como cineasta.

O longa tem estreia no dia 22 de fevereiro em todos os cinemas nacionais. Fiquem abaixo com o trailer do filme:

Nota do Crítico - 7/10

1 comentários:

  1. Obrigado pela crítica, eu ancho que Idris Elba faz um ótimo trabalho no filme. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Este é umo dos melhores filmes, o ator Idris Elba é muito bom, ancho que vale a pena assistir, a chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir