terça-feira, 3 de outubro de 2017

Cassandra Clare - Entendendo a linha temporal da série.


Por: Luis Fernando Santiago

Todos nós sabemos que o universo de caçadores de sombras criado por Cassandra Clare é um universo complexo. As diversas sagas da autora e livros independentes se entrelaçam entre si. Um exemplo disso é a saga principal da autora "Os Instrumentos Mortais" com "As Peças Infernais" onde referências começam a aparecer a partir do 4º livro de Os Instrumentos Mortais "Cidade Dos Anjos Caídos" - A Luis, mas eu preciso ler toda as sagas da autora para entender a outra ? - Não. Não é necessário. O interessante de ler todas as sagas é apenas ter um maior entendimento desse mundo tão amplo. Veja no esquema como seria as ordens dos livros para maior compreensão.
1: Ler os três primeiros livros de "Os Instrumentos Mortais" - Como eu disse acima, a partir do livro "Cidade Dos Anjos Caídos" começam a ser feitas citações e referências de 'As Peças Infernais"
 2: Após terminar o 3º Livro de Os Instrumentos Mortais deve-se ler o 1º Livro de As Peças Infernais "Anjo Mecânico" e só depois voltar para Os Instrumentos Mortais para ler "Cidade Dos Anjos Caídos." Depois disso deve se intercalar uma saga com a outra, ou seja, o 2º Livro de As Peças Infernais e 5° Livro de Os Instrumentos Mortais e por fim 3º Livro de As Peças Infernais com o 6º e último livro de Os Instrumentos Mortais, então basicamente:

 Cidade Dos Ossos - Os Instrumentos Mortais
Cidade Das Cinzas - Os Instrumentos Mortais
Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais
Anjo Mecânico - As Peças Infernais
Cidade Dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais
Príncipe Mecânico - As Peças Infernais
Cidade Das Almas Perdidas - Os Instrumentos Mortais
Princesa Mecânica - As Peças Infernais
Cidade do Fogo Celestial - Os Instrumentos Mortais

 Após terminar Cidade do Fogo Celestial, eu recomendo ler um dos livros de contos da autora pois são narrados acontecimentos importantes para a saga seguinte chamada "Os Artifícios das Trevas". Essa saga se passa alguns anos após Cidade Do Fogo Celestial e para sabermos o que acontece nesses anos precisamos ler "Os Contos da Academia dos Caçadores de Sombras" enquanto que "As Crônicas de Bane" podemos ler de forma independente pois esses contos apenas nos faz conhecer melhor nosso Alto Feiticeiro do Brooklyn, Magnus Bane.
 Parece ser complicado, mas o entendimento é bem mais fácil, lembrado que essa é apenas uma sugestão de ordem para leitura da saga, não é necessário segui-la, visto que as sagas são compreensíveis de se entender uma sem a outra.
Trarei em um próximo post a relação de "Os Artifícios das Trevas" com as sagas seguintes da autora. Lembrando que a resenha de "Senhor das Sombras" sairá no blog no fim do mês.

0 comentários:

Postar um comentário