quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Mentes Sombrias - Crítica (SEM SPOILERS)

Por Daniel Lima

Mentes Sombrias é o novo filme que dá inicio a uma nova franquia da Fox, dirigido por Jennifer Yuh Nelson, conhecida pelas animações Kung Fu Panda 2 e 3 e produzido por Shawn Levy, produtor de Stranger Things. O longa é inspirado no livro de mesmo nome da autora inglesa Alexandra Bracken.

A trama se passa  em um cenário apocalíptico, onde uma doença mata a maioria das crianças e adolescentes de todo o mundo. Aqueles que sobreviveram, acabaram ganhando habilidades especiais muito raras, o que chamou atenção do governo. Experimentos científicos foram realizados, onde puderam classificar os poderes  dos jovens e os distinguem por cores: Verde são os dotados de superinteligência, os azuis possuem uma telecine, os amarelos controlam a eletricidade, Os vermelhos e os laranjas são considerados os mais mortíferos, sendo os laranjas, também, os mais raros.

Nossa protagonista Ruby, uma das sobreviventes da doença e rara laranja, é encaminhada para um campo de concentração onde passa 6 anos até conseguir escapar com a ajuda da médica Cate, que se apresenta como representante da Liga, uma organização anti-governamental. Logo após escapar, ela se deparam com Liam, Charles e Zu, três outros fugitivos de campos de concentração, que são contra o governo e contra a Liga, e possuem um objetivo diferente e ela abandona tudo e se une a eles.

O roteiro é previsível, arrastado e os plot twist que o longa apresenta não surpreendem. Temos aqui uma história clichê que já vimos em outras franquias como Jogos Vorazes, Divergentes e até mesmo X-Men. O longa tenta forçar um romance sem sal e até mesmo cenas de ciúmes desnecessárias que não complementam em nada para a trama central. Aliás, o filme não nos apresenta necessariamente uma trama central. Graças a trama arrastada, tentando explicar mais do que o necessário, não sabemos em vários momentos qual a motivação dos personagens ou a motivação real dos vilões (se é que podemos chama-los assim).

Os pontos positivos estão na mensagem social extremamente forte que o filme traz, ressaltando que pessoas classificadas como diferentes podem viver juntos e em harmonia. Além disso, o longa também da ênfase no poder feminino, colocando uma protagonista forte, que em diversas situações de conflito são superadas graças a sua garra, força e personalidade. Os efeitos especiais também são de primeira qualidade e se equiparam a grandes produções de Hollywood.

Mentes Sombrias tem sua estréia nos cinemas brasileiros no próximo dia 16/agosto. Confira abaixo o último trailer lançado:


Nota do Crítico: 06/10

0 comentários:

Postar um comentário